quinta-feira, 18 de junho de 2015

Os Colonos


Grande parte dos colonos que chegaram à América do Norte fugia de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas. Comunidades inteiras de protestantes emigraram para o Novo Mundo, não só ingleses, mas suíços, escoceses, alemães e irlandeses. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos. A primeira expedição de puritanos para a América do Norte ocorreu em 1620, quando o navio Mayflower atracou onde hoje se localiza o estado de Massachusetts. Nessa região, os puritanos criaram o primeiro núcleo de colonização, conhecido como Plymouth. Várias colônias foram constituídas e formaram unidades independentes. As grandes distâncias que as separavam não permitiram a existência de um governo centralizado ou de uma unidade política. Assim, as colônias inglesas foram divididas em colônias do norte, do centro e do sul.em períodos diferentes levaram anglicanos e puritanos à América, houve também a expulsão de grande parte da população camponesa dos campos, principalmente com os cercamentos. Esse processo de cercamento de terras por grandes proprietários gerou um inchaço populacional urbano, contribuindo para que parte da população emigrasse para a América do Norte.
A religião puritana contribuiu para a colonização inglesa, no sentido de que a religião preconizava que através do trabalho se poderia alcançar a graça e a salvação divina. Os preceitos religiosos serviram para consolidar uma ética do trabalho, contribuindo para a prosperidade dos colonos e também conformando um rígido código de conduta social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário